Tecnologia das Digitais foi o tema do 11º Encontro de Previdência Complementar Região Sul e assunto presente nas diversas palestras e painéis que ocorreram nos dias 25 e 26 de maio. Nos dois dias de evento, mais de 700 participantes assistiram online aos ensinamentos de profissionais especialistas nas áreas relacionadas à previdência complementar.

Além do formato inédito, realizado totalmente online pela primeira vez, outra novidade foi a Inscrição social, como forma de pensar na responsabilidade que todos temos em minimizar o sofrimento e a fome da nossa população. O valor integral das inscrições será doado para instituições beneficentes, o que resultará na entrega de mais de 8 toneladas de alimentos.

A conquista desta doação foi um dos assuntos destacados pelo Presidente da ASCPrev, Ezequias Candido de Paula, que também aproveitou para lembrar a proposta do evento, que foi de avaliar mudanças trazidas pela tecnologia, pensando nas melhores práticas que podem ser adotadas pelas EFPC. “Temos um leque de oportunidades e precisamos nos preparar para crescer”, disse o presidente da ASCPrev.

Abertura do evento também contou com os demais presidentes das associações da Região Sul, Adimilson Luiz Stodulski (Tchê Previdência) e Cláudia Trindade (Previpar), e do presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins.

A palestra magna foi realizada pelo economista Ricardo Amorim, que trouxe o tema “Cenário para 2021 e próximos anos: Desafios e Oportunidades”. Entre os assuntos abordados estavam o Crescimento do PIB Mundial, aumento de empregos no Brasil, expectativa da diminuição de casos a partir de julho com o avanço da vacinação, déficit fiscal no Brasil e a grande aceleração tecnológica que o mundo terá. Amorim enfatizou que a tecnologia deve ser um setor que crescerá cada vez mais, impulsionado pela pandemia. “Teremos mais inovação do que nunca vimos, precisamos estar preparados, a carteira de investimentos das entidades precisa levar isso em consideração”, afirmou. Além disso, o economista falou sobre o futuro das entidades de previdência complementar: “A importância de vocês para a sociedade brasileira só vai crescer”.

A próxima palestra foi da Fundadora e CEO da ParMais, Annalisa dal Zotto, com o tema “A importância de uma sociedade equilibrada financeiramente”. Annalisa trouxe muitos dados interessantes sobre finanças comportamentais, como por exemplo, a teoria do prospecto, que mostra que as pessoas sentem quase 2.5 vezes mais intensamente suas perdas do que os seus ganhos.

O painel Perspectivas de Mudanças para a Previdência Complementar reuniu importantes nomes da previdência brasileira: Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp; Lucio Capelletto, Diretor Superintendente da Previc; e Paulo Valle, Subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência.

O final do primeiro dia trouxe mais um painel, desta vez sobre o assunto “Visão Macro sobre Investimentos” e dois painelistas. Giuliano Silvio Dedini, da 4UM Investimentos, falou sobre “Diversificação em Renda Variável: Como reduzir a volatilidade do portfólio sem reduzir a exposição em ações”; e Guilherme Benites, da Aditus Consultoria, apresentou “Construção e Otimização de portfólios em cenários de juros reais mais baixos”.

O segundo dia começou com um painel sobre o tema “Alternativas de Investimentos e Alocações”. Os palestrantes foram: Marcos Kawakami, da BNP Paribas Asset Management, que falou sobre Investimentos ESG; Daniela Gamboa, da SulAmérica, que trouxe o tema “Crédito ESG”; e Roberto Pitta, da Gruppo Agentes Autônomos de Investimentos, sobre “Investimento em Energia”. Pitta enfatizou a importância da energia renovável e como ela será cada vez mais relevante como investimento.

Para falar sobre “Os efeitos da pandemia nos planos previdenciários e seus impactos futuros”, segundo painel do dia 26 foram convidados Rafael Porto, da Lumens Atuarial, e Giancarlo Giacomini Germany, da Mirador. Porto apresentou dados sobre a expectativa de vida antes e após a pandemia, além de outros dados sobre o impacto do coronavírus. Germany apresentou o impacto atuarial e também destacou o mergulho das entidades na tecnologia, que foi um movimento acelerado em função da pandemia.

O terceiro painel do dia trouxe apresentações de estudos de caso. Glauco Milhomem Balthar, da Quanta Previdência, apresentou o tema “Canais Digitais e Geração de Negócios”; Marcos César Todeschi, FUSAN, trouxe “O uso de tecnologias no processo de adesão e cadastro – A experiência da Fusan”; e Rodrigo Sisnandes Pereira, da Fundação Família Previdência, falou sobre “DNA comercial: as pessoas como protagonistas”. Os três profissionais apresentaram as diversas inovações, principalmente as tecnológicas e as focadas em pessoas, que promoveram crescimento das entidades mesmo em um ano de dificuldades impostas pela pandemia.

Durante todo o evento o público teve a oportunidade de interagir enviando perguntas aos palestrantes.  O programa de educação financeira e previdenciária A Escolha Certa, criado pelas entidades associadas à ASCPrev trouxe a psicóloga Alessandra Bein Endruweit, que falou sobre “Qualidade de vida no trabalho e saúde mental”.

A professora, escritora e futurista, Martha Gabriel, falou sobre “Transformação digital é o passado”, na palestra de encerramento. Em sua fala, Martha explicou as características que completam uma de suas frases mais marcantes “Se você não quiser ser substituído por um robô, seja humano”. “São três ‘E’s que nos separam das máquinas: emoção, empatia e ética”, explicou a futurista.

Ao final de cada dia do evento os participantes que mais somaram pontos na gamificação ganharam prêmios, entre eles adega, cafeteira e diárias no Costão do Santinho Resort.

Clique aqui e confira as fotos do evento.